segunda-feira, 30 de abril de 2012

Olimpíadas da leitura 2012

Estivemos presentes na entrega de prémios das "Olimpíadas da leitura". Todos os alunos participantes, do 3º e 4º ano, receberam diplomas de participação e houve prémios para os 3 primeiros lugares. Estão todos de parabéns. 
Estamos desejosos que chegue a nossa vez.



quinta-feira, 26 de abril de 2012

Formação Cívica: boas maneiras

As boas maneiras são regras  essenciais para conviver em sociedade, demonstrando consideração e respeito por quem nos rodeia.
Nunca é demais lembrar estas regras de convivência social.



quarta-feira, 25 de abril de 2012

Dia Mundial do Livro- Atividade

 No dia do livro lemos o livro "Gualter aprende a ler". Escolhemos este livro, primeiro porque estamos a dar os primeiros passos na leitura. Segundo, porque a história fez-nos refletir sobre o nosso crescimento e o que altera nas nossas vidas.

O Gualter pensava que se contasse à mãe que já sabia ler, esta deixaria de lhe contar histórias à noite. Mas a mãe acalmou-o referindo que isso não aconteceria. Agora, apenas seria diferente, porque por vezes o Gualter poderia ser o leitor e  a mãe a ouvinte.

Depois da leitura do livro resolvemos ser nós a escrever e ilustrar um pequeno livro. Primeiro pensámos na história a escrever (inventada ou uma que já conhecíamos). De seguida, escrevemos a história e ilustrámos. Para finalizar, elaborámos a capa com o título da história, a ilustração e o nome do autor/ ilustrador (o nosso nome). Depois do trabalho feito, fomos ler o nosso livro para todos os colegas.





domingo, 22 de abril de 2012

PNL- "Os ovos misteriosos"

Vamos iniciar a leitura do livro "Os ovos misteriosos" de Luísa Ducla Soares e Manuela Bacelar. Como será a capa do livro? Demos asas à nossa imaginação.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Cálculo mental - jogo

Aqui está um jogo bastante divertido para treinarem o cálculo mental, que precisa de estar bem trabalhado.
Neste jogo podem usar vários dados (comecem pelo nível mais fácil e vão aumentando o grau de dificuldade). Precisam calcular rapidamente o número de pintas de cada dado e escrever o resultado.
Espero que se divirtam e treinem muito.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Leituras: "O H perdeu uma perna"

A partir do excerto do livro "O H perdeu uma perna", que estava no nosso manual, fizemos uma antecipação da história.
"Hoje, às 10 horas, o H, nosso herói, habitante do abecedário, humilde, honrado e honesto, perdeu uma perna enquanto praticava natação. A perna desapareceu no horizonte. O que há-de fazer o H?" 
Ouvimos/lemos a história e verificámos que alguns colegas conseguiram prever o desenrolar da mesma. 
Ao observarmos as ilustrações do livro, reparámos na representação das letras do abecedário e resolvemos desenhar a letra do nosso nome como se fosse uma personagem do livro.