quarta-feira, 23 de maio de 2012

Ciências experimentais: experiências com água

Propriedades da água

Colocámos a mesma quantidade de água em 2 garrafas iguais e enchemos 2 copos de tamanho diferente com a água das garrafas.


Verificámos que a água toma a forma do objeto onde se encontra, mantendo o volume.
Vimos que a água é incolor (não tem cor), é inodora (não tem cheiro) e é insípida (não tem sabor).

Flutuação na água

Colocámos vários objetos (rolha de cortiça, moeda, prego, botão, tampa de plástico e borracha) numa bacia com água.


Verificámos que a rolha de cortiça e a tampa de plástico flutuam na água. Os outros objetos, por serem mais pesados, não flutuam na água.

Dissolução em água

Experimentámos misturar água com outras substâncias: açúcar, sal, azeite, terra e sumo.


Verificámos que o sal, o açúcar e o sumo dissolvem-se na água. O azeite e a terra não se dissolvem na água.

 O sumo de laranja estava muito saboroso.


O ciclo do pão

Após a nossa visita à Quinta Pedagógica dos Olivais, relembrámos o ciclo do pão (do cereal ao pão).

sábado, 19 de maio de 2012

Quinta Pedagógica dos Olivais

Fomos à Quinta Pedagógica dos Olivais e participámos na atividade "O ciclo do pão". Observámos o processo da transformação dos cereais: desde a ceifa até à moagem, que os transforma em farinha. Vimos como se faz a massa do pão e amassámos umas bolinhas de pão. No final saboreámos o pão feito por nós.
Depois de lanchar, fomos conhecer os animais e a horta da quinta.
Esta visita de estudo foi fantástica!



terça-feira, 15 de maio de 2012

Dia Internacional da Família

A Assembleia Geral da ONU proclamou o dia 15 de maio como Dia Internacional da Família. Este dia foi celebrado pela primeira vez em 1994.

A celebração do dia Internacional da Família visa entre outros objetivos destacar:
  • A importância da família na estrutura do núcleo familiar e o seu relevo na base da educação infantil;
  • Reforçar a mensagem de união, amor, respeito e compreensão necessárias para o bom relacionamento de todos os elementos que compõem a família;
  • Chamar a atenção da população para a importância da família como núcleo vital da sociedade e para seus direitos e responsabilidades desta;
  • Sensibilizar e promover o conhecimento relacionado com as questões sociais, económicas e demográficas que afetam a família.


A nossa família

         

domingo, 13 de maio de 2012

Ciências Experimentais: os sentidos

Identificação de materiais e texturas através do tato.


Identificação de alimentos através do olfato e de sabores através do paladar.


domingo, 6 de maio de 2012

Dia da Mãe


"A mãe dá  a mão ao seu filho apenas durante algum tempo, mas segura o coração dele para sempre" (autor desconhecido)

Para as nossas mães.

Moldura com íman.


Caixinha mistério (feita com rolo de papel higiénico).

Hora do Conto: "A história da Pequena Estrela"

Estivemos na biblioteca e ouvimos "A história da Pequena Estrela" de Rosário Alçada Araújo, contada pela professora Vanda.

A aventura da Pequena Estrela começa quando esta rodopia até chegar à Terra. No Lugar dos Grandes Corações conhece a Árvore da Sabedoria, que lhe dá a conhecer mundos que nunca pensou existirem. A passagem pela Ilha Escondida e pelo Fundo do Lago revelam-se experiências inesquecíveis.


As nossas Pequenas Estrelas.



terça-feira, 1 de maio de 2012

Jornal "Gazeta"

Estamos no jornal "Gazeta" do Paulo da Gama, a divulgar o nosso projeto "Os 7 hábitos para o sucesso" e nas fotografias do artigo "Aconteceu na biblioteca das Paivas". O jornal pode ser adquirido na escola sede do Agrupamento Paulo da Gama.

Projeto: "Os 7 hábitos para o sucesso" - 5º hábito

5º hábito: tenta compreender para depois ser compreendido- escuta antes de falar.

Esta história, "Gaspar e a rede de borboletas", mostra-nos o modo como o Rafael aprendeu a ouvir: com os ouvidos, os olhos e o coração.

Na escola aprendemos a ler, a escrever e a falar. No entanto, a primeira coisa a aprender é a saber escutar, capacidade sem a qual nenhuma forma de comunicação é possível. Ouvir com os ouvidos não basta, temos que prestar atenção à linguagem corporal, ao tom de voz e às emoções que as palavras transmitem. 


Dica:  Da próxima vez que um amigo estiver cabisbaixo, repara bem nos olhos dele e na atitude e movimentos do corpo. Diz-lhe que sabes que ele está triste e que o queres ajudar.
Tenta passar 15m sem falar. Limita-te a observar os que te rodeiam e ouve com atenção o que estão a dizer. Boa sorte!