domingo, 28 de outubro de 2012

Dia da Biblioteca Escolar

No dia 22 de outubro celebrou-se o Dia da Biblioteca Escolar. Comemorámos este dia com a atividade "Hora do Conto" lendo o livro "O médico do mar" do autor Leo Timmers.

Esta é a história de um simpático médico que vive no fundo mar e está sempre pronto a ajudar todos os animais marinhos que estão em apuros. O seu fabuloso e moderno submarino leva-o  a todo o lado.
Uma verdadeira história de amizade e de entreajuda.

A professora bibliotecária Vanda leu-nos a história e facultou-nos uns desenhos  para realizarmos um trabalho de grupo.


Para relembrarmos os comportamentos a ter na biblioteca realizámos esta pequena ficha de formação de utilizadores.



No final da sessão recebemos um marcador de livros para utilizarmos nos livros que iremos requisitar  na biblioteca.


Para mais informações sobre esta iniciativa clica aqui.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Outono

O outono chegou no dia 22 de setembro. Esta estação é caracterizada pelo arrefecimento da temperatura e pelo amarelar e queda das folhas das árvores. Além destas características, descobrimos outras.


Criámos um poema ao outono através de um acróstico (forma textual onde a primeira letra de cada frase ou verso forma uma palavra na vertical). Ficou bem bonito!



terça-feira, 16 de outubro de 2012

Dia Mundial da Alimentação

No dia 16 de outubro celebra-se o dia mundial da alimentação. Esta comemoração, que teve início em 1981, é atualmente celebrada em mais de 150 países como uma data importante para consciencializar a população para uma alimentação saudável  e equilibrada.

Vimos um power point com ideias e propostas para termos uma alimentação saudável. Verificámos, na roda dos alimentos, que há alimentos que se devem comer mais vezes e outros menos vezes.
Baseado no que aprendemos, em grupo, elaborámos refeições saudáveis. No final apresentámos os nossos pratos aos colegas.



quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Dia Mundial dos Correios

No dia 9 de outubro celebrou-se o dia Mundial dos Correios. Para assinalar esse dia, escrevemos um postal aos nossos pais com uma pequena mensagem.
O postal apresenta uma estrutura semelhante a uma carta, mas contém um texto mais curto. Normalmente utiliza-se um postal em ocasiões importantes como: aniversários, casamentos, boas festas, pequenas notícias....

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Leituras: Elmer e o grande dia


Na primeira semana de aulas, lemos a história do Elmer, um elefante diferen-te dos outros elefantes. Ele tinha muitas cores, enquanto que os outros elefantes eram todos cinzentos. Mas, o mais interessante na história, é que os outros elefantes aceitavam o Elmer como ele era, diferente, daí terem feito uma festa, em que todos eles se pintavam para ficarem iguais ao Elmer.
Também nós devemos aceitar as diferenças uns dos outros, pois somos todos diferentes.

O Elmer visto por nós.